quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tadeuzinho

O Tadeu, filho de meu irmão, nomeado em minha homenagem, tem 1,90m de altura e apesar disso é chamado de Tadeuzinho. Ele não gosta, também daquele tamanho, mas tem que se difereniar de mim e o apelido vem da época que eu era maior do que ele. Talvez devêssemos inverter agora, mas não é fácil. Pelo fato de ser o caçula foi muito mimado pelo meu irmão. Era louco por carro e começou a dirigir muito cedo. Com 5 dirigia no colo e com 10, pegava sozinho, mas tinha que ser em hora que não tivesse movimento. Então, de madrugada ele ia para a cama do Tontonio e ficava a 1cm de seu nariz e se meu irmão dava aquela abridinha de olho para ver quem chegou na cama ele já falava:
- Vamos pai, já vi você de olho aberto.
Como o Tontonio aprendeu, não abria o olho de jeito nenhum e ele ficava quieto até o Zé achar que ele tinha ido. Na hora que ia verificar era flagrado com um: "Já vi, pode levantar", e ele ia. Às vezes 3 ou 4 da madrugada.
Nesse mimo todo o guri pegou um monte de bardas. Teve um leilão de gado no sindicato rural. Era a inauguração do tatersal e resolvi levar o Tontonio, que foi com o Tadeuzinho. Como o bichinho era medroso, não queria ficar lá. Tive que usar de toda a psicologia para convencê-lo que o boi não tinha como escapar dali. Aquele cabo de aço que cercava a pista era muito resistente e o boi não arrebentava ele de jeito nenhum. Depois de algum tempo eu o convenci. Estávamos em uma pampa que ficou estacionada a uns 15 metros da mesa em que estávamos sentados, a 3 metros do tatersal. O primeiro animal que entrou para ser leiloado era um touro e pra meu azar, brabo, mas muito brabo. O bicho quando viu aquele monte de gente perto dele e com a luz ofuscando-o, não viu as cordoalhas e partiu. Acho que o cheiro de medo de Tadeuzinho que o irritou. A cordoalha agüentou mas o amarrado no principal é que não e aquele bichão se soltou no meio do povo. Levantamos e ficamos protegidos atrás da mesa quando o tourão saiu pra campo fora sem bater em ninguém. Quando tudo se acalmou procuramos o Tadeuzinho. Ele estava em cima da pampa e olhando para mim. Quando nossos olhares se cruzaram aconteceu uma das cenas mais engraçadas da minha vida. Ele começou a me mandar todos os sinais de xingamento que ele sabia. Primeiro uma banana, depois os dedinhos em O me mandando tomar..., depois os chifrinhos e a cada sinal ele dava um assovio. Eu falei pro Tontonio:
- Olha seu filho. Que coragem!
O Zé retrucou na hora:
-Melhor do que eu que fiquei parado aqui e quase me caguei todo.
Em outra ocasião, ele já maiorzinho, por volta de 10 anos, fomos para a fazenda São Bento com um lote de gurizada. A noite não tinha o que fazer e para acalmá-los contávamos estórias. Estava inventando uma para dar medo neles e contava que estava sozinho no campo a cavalo. No meio da narrativa eu disse:
- Ai, lá pelas tantas, aquele barulho...
Nisso o Tadeuzinho me interrompeu e falou:
- Tio, você está com mentira. Você disse que estava sozinho.
- E estava Tadeuzinho - Falei sem entender.
Aí ele retrucou:
- Mas e esse Lapelastantas, não estava com o senhor?
Passei muito tempo chamando-o de Lapelastantas.
Mas ele tem uma grande vantagem, de não deixar as coisas passarem despercebidas e como tem uma personalidade muito forte, não tem o menor medo de perguntar o que quer que seja, e a quem for. É um cara muito gente fina, e dos sobrinhos, com quem mais me identifico, talvez seja pelo belo nome que tem.

3 comentários:

  1. E dos tios o Sr. é o que mais me identifico, vai ver também é pelo nome. O pior de tudo é que não dá nem pra escapar dizendo que o Sr. exagerou, foi exatamente isso que aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Hehehehehe
    Coisas de Tadeuzinho!
    Abs
    Raquel e lápelastantas!

    ResponderExcluir