quinta-feira, 8 de julho de 2010

Os Diferentes Cincos

Já falei que papai era o melhor vendedor que já conheci. Na realidade era o melhor comerciante pois comprava bem também. Ele era bom nas duas pontas. Uma das frases dele que nunca esqueço é que o lucro da compra é certo, enquanto da venda, nem tanto e explicava:
- Se você paga 10 contos em uma coisa que todo mundo esta comprando por 12, já ganhaste 2. Resumindo, pechinche. Não tenha vergonha. Quem não briga na hora da compra não dá valor ao seu dinheiro e consequentemente, ao seu trabalho. Cresci ouvindo isso.
O Baiano, o mesmo do "Pacu duro de comer", presenciou uma cena de papai e vivia contando pra todo mundo, para tirar sarro do velho. Dizia que o Dr. Murtinho, seu oculista, fez uma compra na casa Marinho e quando perguntou o valor à pagar papai falou baixinho:
- Cinquinho.
No mesmo dia foi fazer uma consulta para trocar o óculos e na hora do pagamento quase matou a enfermeira que fez a cobrança. Ele perguntou:
- Quanto?
Ela respondeu:
- Cinco.
Quando ele retrucou em voz alta:
- CINCO MIL CRUZEIROS.
Dizia o Baiano que "se a enfermerinha tivesse bosta pronta tinha se cagado toda de susto". Papai, no começo, falava que era lenda. O Dr. Murtinho confirmava ser verdade, mas como este falava que já tinha jogado bolinhas de gude com o João na Polônia, quando ele ainda era Karol, não dava para levá-lo muito a sério. Completava até dizendo que ele, Murtinho, já sabia que o Karol ia ser papa, pois era de uma bondade incrível. Quando perguntavam como se manifestava essa bondade ele dizia:
- Ele era um incrível jogador de bolitas. A mais de 5 metros e de 100 bicava 99. Acabava o jogo quando ele ganhava as bolitas de todo mundo e ficava com aquele saco cheio. Aí pegava e devolvia todas para os seus antigos donos. Era um santo. Falava isso sem esboçar o mais leve sorriso. Então não dava para levar ele muito a sério pois era por demais brincalhão. E depois nunca fiquei sabendo que ele tinha enfermeira também.
Agora, a bem da verdade, papai já bem velhinho, já contava a história como verdade. Nesse caso, talvez a lenda tenha virado realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário