sexta-feira, 23 de julho de 2010

Jamal Wheba

Jamal Wheba foi pediatra de todos os meus filhos e agora é dos meus netos. É daquele médicos de família. Ele cuida do gurizinho, ensina a mãe o que tem que fazer e agüenta encheção de saco de pai chato. Ele tem as duas coisas mais importantes em qualquer bom profissional: conhecimento e bom senso. Morávamos em Taubaté e quando acontecia alguma coisa e ligávamos para ele, a conversa era sempre a mesma:
- Leve ele num médico aí e depois me telefone.
Teve um dia que cheguei em casa da Mecânica Pesada na hora da janta e o Daniel já estava dormindo.
Quando acordado para jantar, e me lembro que tinha panquecas no cardápio, começou a debruçar na mesa para dormir. Apertamos a empregada para saber se tinha acontecido alguma coisa diferente e ela se lembrou que ele tinha caído do sofá e batido a cabeça, mas nem chorou muito e voltou dormir. Resolvi testar e falei meio brabo dizendo que se não jantasse ia colocá-lo de castigo. Com isso ele pegou a panqueca com a mão e levou na boca. Quase caí duro de susto e vi que tinha algo errado e já saímos correndo para a clinica do médico de Taubaté. Íamos sempre nele pois não se incomodava de ligar e trocar idéias com o Jamal. Não era daqueles que se achavam e até gostava de ter contato com um professor da Escola Paulista. No caminho ele já começou a vomitar e vimos que a coisa era realmente feia. Não tinha celular naquela época e só depois que chegamos a clinica e o médico deu plasil para ele que conseguimos falar com o Jamal. Ele pediu para falar com o colega na mesma hora, mandou aplicar cortizona, e voltou a falar com Bea depois e disse:
-Ele vai dormir com o medicamento que deram. Preferia que não tivesse dado, mas não tem problemas. Assim que ele acordar e se não acordar sozinho até as 6 da manha, vocês o acordem e testem-no com alguma pergunta que ele sabe responder. Se ele não estiver 100% em ordem me liguem, ou melhor, me liguem de qualquer jeito a hora que for.
Bea perguntou se era sério e ele respondeu que esperava que não. Respostas assim, pode parar que você não conseguia tirar mais nada dele. Bea e eu passamos a noite na clinica e revezando acordado para fazer a pergunta assim que ele despertasse. As 6 horas em ponto demos uma mexidinha nele e ele acordou. Aí começou o diálogo comigo:
- E aí filho, dormimos aqui na clinica.
Ele olhou em volta e não falou nada. De preocupado comecei a ficar desesperado. Aí perguntei, já na maior angústia:
- Me diz o seguinte filho. O sol que gira em torno da terra?
Ele estava estudando ciências e sabia disso. Olhou para mim e falou:
-Ô pai, claro que não. A terra que gira em torno do sol. Você não sabia?
Foi um alivio daqueles que só quem é pai pode imaginar. Na mesma hora ligamos para o Jamal que falou:
-Ok, então. Podem ficar tranqüilos que não tem mais problemas. Vou desmobilizar a turma aqui.
Depois ficamos sabendo que já tinha equipe cirúrgica, hospital, anestesista, tudo pronto para fazer um alívio na caixa craniana. Hoje é uma coisa muito simples, mas a 30 anos atrás não era fácil.

2 comentários:

  1. Olha...não o conheço, mas tomei a liberdade de comentar que o Dr. Jamal é tudo isto que você descreveu e mais um pouco. E os rumos são os mesmos que os seus...Meu filho, que foi cuidado por ele vai ser papai em outubro e fiquei surpresa e acheu genial de há poucos dias ele me perguntou o sobrenome do Dr. Jamal para saber por onde ele andava, pois ele quer que seu filho seja cuidado por ele também!
    Ele é um médico maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Voce escreve muito bem e com a pura verdade em relação ao Jamal.Ele foi pediatra dos meus sobrinhos que estão na faixa dos quarenta e das minhas filhas que estao na dos vinte.Quando minha irmã teve o terceiro filho,mais um menininho,o nenequando mamava em seguida punha tudo pra fora,desesperada minha irma foi nao Jamal,eis que examina pra ca pra lae diz:o problema desse pequeno é a vaca,meu cunhado e irmã ficaram espantados e de boca aberta,como assim?Ele não aceita o leite e devera tomar o de soja,naquela época não tinha o Soobe aqui,vinha da Alemanha.Compraram o leitinho e o pequenino virou um bebe fortinho e lindo.Quando a minha primeira filha nasceu depois de onze anos de tentativas e sonhos,chorava nus quinze minutos por volta das sete da noie,depois dormia,Um dia minha mãe falou:To preocupada com a nene,parece que se contorce..Logico que fomos ao Jamal,examina daqui de la,senta e diz:O problema dela é fome,ja parmalat integral sem ferver.Daquele dia em diante nossa pequena nunca mais chorou,dormia feliz e serena.Quando nasceu nossa outra pequena,o Jamal estava num congresso e ela teve uma forte ictericia.Ficamos apavorados e muito nervosos,era uma sobrinha dele que estava nos atendendo,mas precisavamos falar com o Jamal,pois bem, entramos em contacto ele ouviu e disse.Se fosse no Japao essa ictericia seria normal,voces querem o que?Essa menina é mestiça de japones,portanto ta tudo ok.A nene foi para a luz e mais dois dias ja estava em casa.Hoje ja moças continuam com saude de ferro e continuam sem tantos remedios.Pra nos o Jamal sempre foi demais,acertivo,sincero,atencioso e um profissional espetacular.

    ResponderExcluir