sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Azia

Estávamos trabalhando gado na Fazenda São Bento. Naquele dia iríamos para o retiro da Fátima, que fica a uns 4 km da sede. Resolvi caprichar no café da manhã pois não conhecia a cozinheira do retiro. Sentamos às 5 da madrugada para o desjejum, que era um almoço e mandamos ver. Eu e o Zé Mauro, nosso piloto. Comi ovo frito, um pedaço de carne, tudo feito pela D. Maria que nos tratava muito bem. Ela era responsável pela casa grande, era casada com Seu Neco que era o capataz da sede. Como é uma fazenda perto da cidade e entre dois rios piscosos, Miranda e Abobral, recebíamos muitas visitas lá e esse o motivo para ter um capataz de sede. Eles eram responsáveis pela conservação de todas as instalações da sede, mas quando eu estava lá, a D. Maria fazia questão de cozinhar para gente. O Zé Mauro ficou só olhando eu comer aquilo tudo. Para arrematar, coloquei uma farofa de carne seca no prato, que era uma verdadeira loucura, enchi uma caneca de chá mate e comecei a última etapa, quando ele falou:
- Hummm, chá mate com farofa num vai dar certo. Isso dá uma aziiiia.
Falou isso com aquele "azia" arrastado que quase me tirou a vontade.
- Po Zé, dá azia em você. Eu estou acostumado, garganteei sem me lembrar se alguma vez na vida tinha comido farofa de carne seca com mate.
Fomos para o mangueiro e por volta das 8 horas a coiseira começou. A queimação começava embaixo e ia até o pomo de Adão. Era a coisa mais horrível do mundo. Era como se tomasse chumbo derretido ao contrário. Já não estava me agüentando, quando ele perguntou:
- E aí chefe, tudo bem?
- Tudo, porque esta perguntando isso?
Falei com medo dele ter notado alguma coisa.
- Por nada não. Mas quando vi a quantidade de farofa e mate, resolvi até trazer um remedinho bom pra azia.
Falou isso me mostrando aqueles comprimidos mastigáveis que vem em envelope individual acoplado de dois em dois.
Peguei os dois e disse:
- Já que você trouxe, passa aí.
E já mastiguei os dois de uma vez só e fui sentindo o alivio imediato.
Aí, ele com aquela vozinha de sacana falou:
- De preventivo, só um bastava.
O mardito tinha percebido que meu esôfago estava em chamas.
Mas aprendi, nunca mais comi farofa com carne seca acompanhado de mate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário