quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mamãe e o padre Gildasio

Padre Gildasio é o nosso pároco e muito amigo de Mamãe. É um excelente orador, daqueles que começam a falar e te prendem a atenção de um tanto, que depois de duas horas o escutando parece que não se passaram mais do que 15 minutos. Mas tem uma coisa: ele sabe que fala muito. Teve uma missa para coroação de Nossa Senhora e todos os bisnetos de Mamãe foram convidados a participar.
Eram meus netos Benjamim, Felipe, Tomás, Antonio Pedro, Isabella e Lara e do meu irmão Tontonio: Natalia, Piera, Chiara e João Paulo. Era criança para dar com o pau. Todas vestidas de anginho, as coisas mais lindas. Felipe com umas asas todas de penas, Benjamim com aquelas batinas brancas parecendo São Francisco. As menininhas todas pareciam ter saído de uma das pinturas de Michaelangelo da capela sistina.
Mas o padre não terminava o sermão e as crianças começaram a se impacientar. A Isabella estava com uma cestinha cheia de pétalas, que era para serem atiradas ao longo do caminho da coroação. A Paty, mãe dela, já tinha recolhido tudo do chão umas dez vezes, sendo que na primeira foram pegos uma a uma e na última já era de mãozada. O Felipinho estava depenando as asinhas e prendendo as penas na cabeca do Benjamim, que de São Francisco já estava parecendo o Touro Sentado. As menores começaram a ficar com sono e querer chorar. A Isabela tinha um laço no vestido e como o mesmo estava comprido, apertava o laço e dava uma fofada nele para não arrastar no chão e ela não queria mais o laço. A coiseira toda estava fugindo do controle e a turma do comando começou a enlouquecer. Resolvi sair de perto e sentei junto com Mamãe no fundo da igreja.
Ela me vendo nervoso pergunta o que aconteceu.
- Se esse padre não parar de falar e chamar essa criançada logo para fazer essa coroação a coisa vai ficar feia e eles vão estar mais para bater no Judas do que para coroar nossa senhora. Esse padre fala pra cacete.
Mamãe se indignou mais do que se eu tivesse falado pro padre pessoalmente e me chamou a atenção dizendo que ele poderia escutar. Eu já com as pelotas na meia por causa dos netos respondi mal para ela dizendo que daquela distância, só se Jesus que tudo vê e tudo ouve contasse para ele. Falei isso e fui apartar briga de Felipe com Tomas que estavam rolando no chão e as asas do Felipe já tinham ido pro saco.
Finalmente o padre encerrou o sermão e foi feita a coroação, e quando a minha tropa marchou pareciam ex-combatentes voltando da 2a. guerra, armafanhados é o mínimo para classificar o traje de todos.
Algumas semanas depois Mamãe fica doente e os médicos resolvem interná-la. Ia visitá-la todos os dias e num desses chega o Padre Gildasio para dar a unção dos enfermos. Estávamos todos conversando quando ele fala que as pessoas estão comentando que a sua missa esta muito demorada. Foi aí que tudo aconteceu. Mamãe sem mais nem menos começa a se desculpar dizendo que eu falei aquilo mas que era um bom homem e gostava dele. Quando escutei ela falando isso, não acreditei mas não conseguia ter a menor reação. Estava embasbacado. Eu e o padre Gildasio.

Um comentário: