quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dr. Murtinho

Dr. Murtinho era médico oftálmico e muito amigo de papai. Sempre ia à exportadora e ficava de papo com ele. Era um contador de causos compulsivo, aqueles que gostam de inventar estórias que sabem ser impossível de você acreditar, mas contam e ficam chateados se você duvidar dele. Joao Paulo II estava recém eleito papa e ele falou para papai:
- Eu sabia que ele seria o escolhido. Esse Karol vai ser canonizado ainda. Escute o que estou dizendo.
Quando quiseram saber de onde ele conhecia o papa ele respondeu:
- Oras, da Polônia. Eu jogava bolitas com ele quando éramos crianças. Temos a mesma idade. E ele era muito bom no jogo. O jogo terminava quando ele ganhava todas de todos. Só que ele ficava com dó da gurizada e devolvia. Um santo.
E aí daquele que desse risada dele.

Era também faixa preta de karate e o mais alto grau de capoeira. Ganhou todas as competições que participou no Rio de Janeiro, quando ele estudava medicina. Teve que parar por causa do acidente. Ele estava com a namorada na praia e ela pediu que ele fosse pegar um sorvete para ela. Quando voltou tinha um desses cariocas marombados, 1,90 m de altura, incomodando a namoradinha. Ele do baixo de seus 1,70 m pediu gentilmente que o cavalheiro fosse ciscar em outras bandas que ali o terreiro era marcado. Quando o cara quis reclamar com um "ela é muita areia para seu caminhãozinho" ele desafiou a peça para conhecer o seu turbo. Não sabia que estava enfrentando o "não sei quem" campeão brasileiro de boxe. Mas também não faria diferença e quando o cara ficou em posição de briga o Murtinho deu-lhe um golpe, que acho que chamava "rabo de arraia". Ele explicava que ficava apoiado no calcanhar do pé esquerdo e batia com o direito, em alta velocidade, na perna do adversário que com o impacto ia pro chão. Só que o cara era bom e pulou antes de levar o golpe fazendo a perna passar direto e numa velocidade tão grande que ele começou a girar que nem um peão e foi-se enterrando na areia. Quando estava chegando a altura do saco, para proteger o mesmo, ele deu um contragolpe para parar a rotação e danificou a terceira quarta e quinta vértebra lombar. Desse dia em diante não pode mais lutar.

Todos escutavam sem demonstrar o mais leve sorriso, não sei se por respeito ao velho Dr. Murtinho, ou por medo de levar aquele poderoso rabo de arraia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário