terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Prova de Contabilidade

Papai era contador o que antigamente era chamado de guarda livros. Ele estudou no Rio e se formou como um dos melhores alunos de sua turma. Entretanto, segundo ele, quase não passou no exame final por causa de um dos professores da banca do exame oral. Além da prova escrita tinha também a oral. Eram vários professores e cada um que fazia as argüições e ele respondia com todos os outros escutando. Lá pelas tantas, um dos examinadores dos quais eu não lembro o nome, pede a ele que leia um verso do Raimundo Correa. Ele pigarreia para limpar a garganta, e começar a ler o verso. Coloca toda a empolgação possível, deixando o tom de voz mais grave e começa:
"Vai-se a primeira pomba despertada ...
Vai-se outra mais ... mais outra ... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada ...
E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...
Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;
No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais..."
Colocou a alma naquela declamação. Que prova mais fácil ainda mais para ele que já tinha sido orador. Quando terminou de declamar foi até aplaudido pelos demais membros da banca, achava mesmo que tinha escutado uns gritos de BRAVO, BRAVO, quando o examinador fala:
- Muito bem seu Alberto. Cheguei a ficar arrepiado ao ver tanta emoção na sua oração. Tenho certeza que o Raimundo Correia nunca foi tão bem declamado. Agora me diga o seguinte: O que ele quis transmitir com essa poesia?
Papai disse que nessa hora ele achou que fosse desmaiar. Leu com muita emoção mas sem nenhuma atenção. Não fazia a menor idéia de para onde iam aquelas "pombas despertadas". Resolveu responder a altura e disse:
- Ilustríssimo professor, posso responder a sua pergunta, desde que Vossa Senhoria responda a uma minha, primeiramente. Pode ser?
- Posso seu Alberto, mas devo lembrar que o senhor é que esta sendo examinado. Mas fale o que precisas saber para responder a minha pergunta?
- Preciso saber Excelência, se o senhor já viu alguma vez, em toda a sua vida, uma carta comercial escrita em versos?
Tirou zero, e só passou porque em todas as outras questões, assim como na parte escrita, tirou 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário