quarta-feira, 25 de agosto de 2010

As Difíceis Decisões

Existem decisões que tomamos que são verdadeiras bifurcações nas estradas da vida e que nos levarão a destinos totalmente diferentes e não pequenos desvios ou atalhos. As mais difíceis são aquelas em que os dois caminhos parecem igualmente bons ou ruins.
Comecei minha vida profissional na Bardella, na área de orçamentos. O chefe do departamento tinha prometido me transferir para a engenharia depois de trabalhar alguns meses com ele e estava completando um ano e a transferência não saía. Para completar ele me promoveu à chefe de seção e como tinha um projetista com mais tempo de empresa que reclamou, ele me “despromoveu”. Juntou-se a isso tudo uma epidemia de meningite em São Paulo e eu com Laurinha completando 6 meses de idade, para tomar a primeira grande decisão na minha vida. Sair de São Paulo onde a Bardella era a única indústria que trabalhava com o tipo de equipamentos em que queria me especializar e mudar para o interior onde estavam os concorrentes.
A com que eu mais me simpatizava era a Mecânica Pesada pois era de porte maior que a Bardella e estava em Taubaté, perto de São Jose dos Campos, onde está o ITA. Deixamos um apartamento novinho todo mobiliado, no Paraíso em São Paulo e fomos nos aventurar em Taubaté. De cara tive que aceitar o mesmo salário que recebia na Bardella. Não achei casa para alugar em Taubaté e fomos para Tremembé, cidade vizinha de 5000 habitantes e a seis quilômetros de Taubaté. Lá conseguimos uma casa em que o hall de distribuição era a cozinha, todos os cômodos, inclusive o banheiro, tinha porta dando nela, e no jardim, ou melhor, onde devia ter um, foi construído um cômodo de 3x4 onde funcionava uma barbearia. Apesar de um início não muito promissor, depois de 10 anos, eu tinha feito engenharia civil na Universidade de Taubaté e mestrado em estruturas no ITA. Estava estabilizado, morava em uma casa de 450 m², tá certo que tinha uma parte financiada pela caixa econômica, era chefe do departamento de engenharia e métodos e processos da Mecânica Pesada onde tinha uns 30 projetistas e 10 engenheiros trabalhando, meus filhos estudavam na melhor escola de Taubaté e tudo ia muito bem. Tinha só um problema nisso tudo. Eu tinha começado como calculista que era o meu sonho, mas na época era só engenheiro e trabalhava como administrador de empresas. A maior parte de meu tempo era em reuniões discutindo como dividir os equipamentos entre os membros dos consórcios e cronogramas.
Em 1982, como todos os anos, viemos passar as ferias em Corumbá e acompanhei a loucura que estavam meu pai com meu irmão. Tínhamos uma exportadora com um faturamento de fazer inveja a muita empresa de grande porte e era tudo manual. Contabilidade com livro diário e razão, o controle de estoque com as famosas fichas Kardex, onde após cada venda era anotada a quantidade, e eu já especialista em computação. Um dia antes de nossa volta para Taubaté tive uma longa conversa com mamãe que pediu que eu pensasse em voltar para Corumbá para ajudar aos dois. Não me convenceu, tinha investido muito para mudar de ramo nessa altura do campeonato, com 32 anos de idade. Meus filhos, em pouco tempo estariam indo para a faculdade e em Corumbá não teriam as mesmas condições de Taubaté, mas prometi pensar.
Papai pediu que eu passasse no Marinho antes de pegar a estrada. Com minha chevrolet caravam carregada e com todos a bordo, fomos até lá para nos despedir do meu velho. Quando cheguei ele estava com uma caixa de papelão cheia dos produtos que ele vendia. Estava pegando as amostras e preparando, com todo o carinho, para nós levarmos. Quando acabou de fechar a caixa, percebi que seus olhos estavam cheios de lágrimas. Nos despedimos e nessa viagem, eu e Beá resolvemos nos preparar para voltar para Corumbá. Queríamos ficar mais pertos de nossos pais e aquele gesto dele me fez sentir isso.
Cheguei em Taubaté e procurei o Choulian e falei que, em dois anos, estaria voltando para Corumbá. Tínhamos que arrumar alguém para ficar no meu lugar e teríamos esse tempo para prepará-lo. Para minha surpresa o Chouliam me falou que sabia que esse dia chegaria e que me daria o maior apoio para que eu tivesse o mesmo sucesso lá na minha nova empreita. Aí vi o que é uma amizade sincera e não interesseira. Estava preparado para contra argumentar se ele quisesse me convencer e ele já esperava por aquilo. Nesses dois anos preparamos o Marcelo Pimenta para ficar em meu lugar e eu fiz curso de contabilidade, KT e outros mais, que foram de um valor inestimável para mim, tudo graças ao Choulian.
Nos primeiros dias de dezembro de 1984, em um fim de semana, trouxe a mudança de Taubaté para Corumbá. Tinha uma D10, cabine dupla, e um monza onde vieram mulher, quatro filhos e um cachorro doberman, o Mosh. Voltei para Taubaté e fiquei até o dia 28 de dezembro, quando coloquei tudo que tínhamos a venda e voltei definitivamente para minha Corumbá. Nunca me arrependi, nem mesmo no dia em que deixamos nossos quatro filhos em São Paulo pela primeira vez para estudarem e voltamos sozinhos para Corumbá.
Mas não foi fácil.

2 comentários:

  1. Oi,
    Cheguei aqui por acaso, tudo foi culpa do Google. Estava meio saudosa da minha Corumbá (a vida aqui no Rio anda meio arriscada e corrida...) e acabei chegando aqui no seu blog.
    Entre as surpresas das histórias da sua família, muitos cliques e links me fizeram encontrar pesoas e lugares que há muito tempo estavam esquecidos na minha memória dos tempos de criança. Quem diria que um dia eu encontraria Tia Constancinha e seu Raul de Carvalho no Flickr...
    Sua história é muito bonita.
    Não tive tempo de ler tudo, mas certamente voltarei mais vezes.
    Um abraço,
    Ligia

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho um carinho grande pela marca mecânica pesada e numa busca pelo google achei o seu blog.
    Minha familia é de Taubaté e de origem muito humilde, meu pai foi almoxarife na Mecanica pesada na decada de 70 e 80, onde conseguiu melhorar a situação e nos deu condição de estudar, hj cada um chegou onde conseguiu.
    Porém tenho uma foto de 1984, onde meu pai (apelido China) recebia um prêmio por tempo de serviço eu acho, caso tenha interesse em ver está foto e me dizer quem era a pessoa com ele me passe um e-mail (ale.augusto@superig.com.br)

    ResponderExcluir