sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Padre João

Padre João foi o melhor pároco dos últimos anos que veio para Corumbá. Era muito amigo de papai , ajudava mamãe no asilo, não só cuidando da parte espiritual dos velhinhos mas também da parte material do próprio prédio pois era pedreiro, eletricista e encanador. Sempre que mamãe fazia bacalhau convidava nós dois para almoçarmos com eles. Ficávamos conversando e papai gostava de contar piadas picantes para ele que, não só dava risadas como devolvia contando outras só de padres. Ele era muito divertido. Às vezes quando papai via que não ia sobrar bacalhau para ele comer na janta, falava:


- Padre João, pode comer a vontade que tem outra travessa lá na cozinha, mas cuidado que estou achando meio salgado e vai subir sua pressão. 


Teve uma vez que ele foi me visitar na Ema e assim que a secretária falou que ele estava na recepção coloquei todos que estavam em reunião na minha sala para fora e pedi que fizessem ele entrar. Ele chegou, se sentou e começou falando:

- Tadeu, posso te chamar assim não? Tenho percebido que o senhor não tem ido a missa aos domingos. Queria vê-lo lá pois a vida não é só trabalho, tem que ter tempo para tudo. 


Quando vi que a coisa ia se estender eu falei:


- Padre João, eu gosto muito do senhor e tenho o maior respeito pelo seu trabalho. Agora o senhor não veio aqui para me fazer um sermão particular e sei que, como eu, está cheio de coisas para fazer. Me diga o que posso fazer pelo senhor, que se estiver ao meu alcance vai ser com o maior prazer. 


Ele não se desconsertou e falou:


- Pois bem, estou precisando de umas vigas de madeiras para fazer um galpão lá na comunidade de São José. Se você pudesse me ajudar?


Como tinha muita intimidade com ele respondi:


- Façamos um acordo padre João. Eu faço o galpão todo e o senhor interfere por mim com o homem lá em cima por eu não ir a missa.


Ele se levantou, estendeu a mão para mim e falou:


- Negócio fechado. 


Não agüentei e comecei a dar risadas. Ele não se abalou e falou:


- Se continuar assim vou ter que vender lugar no céu como no passado. 


Tenho certeza que ele tinha autoridade para isso. Era um santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário