terça-feira, 19 de outubro de 2010

George Pion

Devia ser por volta de fins 1979, inicio de 1980. Consigo precisar a data pois lembro que estava fazendo meu mestrado e ia começar o quinto semestre. Ia fazer a cadeira de Elementos Finitos com o professor Bismark e nessa história que me lembrei dele e não o citei nos "meus mestres". O Choliuan me falou que estava vindo um francês, especialista em computação e em Elementos Finitos para nos ajudar nos cálculos estruturais. Era o início da informatização do cálculo estrutural. Me formei em 1972 com régua de cálculos e então, 8 anos depois, tínhamos um computador monstruoso a nossa disposição. Minha sala ficava interligada por um cabo telefônico a IBM de São Paulo, onde podíamos rodar todos os nossos programas. Precisávamos de um especialista em programação pois não era como hoje onde os programas são todos umas caixas pretas em que você introduz os dados de um lado e sai o resultado de outro. Você que tinha que parametrizar tudo e desenvolver todo o programa em linguagem fortran, entrar com uma análise matricial monstruosa e depois ficar 10 dias analisando os resultados. Mas era preciso e você conseguia diminuir o peso das estruturas e fazer equipamentos cada vez mais leves e baratos.
Quando me falaram que vinha um francês para ser o nosso analista de sistemas fiquei um pouco preocupado pois a fama era que eles se julgavam os bons e nos consideravam uns índios que não sabiam nada. Outro problema era a língua. Os franceses tinham a fama de considerar sua língua universal e de se recusar a falar qualquer outra. Teríamos um problema sério de comunicação, pois para mim, língua universal era o Português, que vinha do latim. Quando chegou o Pion, o Choulian reuniu toda a equipe da engenharia para apresentá-lo. Ele começou bem falando em um português arrastado e pedindo desculpas por isso. Me simpatizei de imediato com ele e senti que ele estava ali com o propósito de realmente ajudar e era um cientista do cálculo. Quando falei a ele do meu mestrado e que estava começando a fazer a cadeira de Elementos Finitos ele se inscreveu e fez junto comigo como aluno ouvinte, deixando todos impressionados com sua modéstia. Podia estar ensinando e fez questão de começar aprendendo. Ficamos grandes amigos e o somos até hoje.
Desenvolvemos muitos projetos juntos. Ele era realmente uma fera em computação. Fazia programas enormes escrevendo-os direto sem nenhuma diagramação prévia e deixava todos impressionados. Nossas famílias acabaram ficando amigas também. Ele tinha só um filho quando chegou, o Jean Batiste e aprendeu o português aqui no Brasil. Brincava com meus filhos, nós já tínhamos todos, e não conseguia falar Guilherme para o caçula e só o chamava de "outro Daniel", seu irmão gêmeo. Sua segunda filha nasceu aqui no Brasil, a Benedicte, e eu e Beá fomos seus padrinhos de batismos e isso estreitou ainda mais a nossa amizade. Não tinha perigo de fazermos feijoada e não convidá-los para almoçar juntos. Na primeira vez, quando fomos apresentar o prato a eles cheguei a ficar preocupado. Nunca tinha visto ninguém comer tanto. Ele já tinha detonado uns 4 pratos bem cheios quando Beá, por pura brincadeira, ofereceu para servi-lo mais um pouco. Quando ele passou o prato aceitando, não me agüentei e perguntei se não iria fazer mal a ele, pois feijoada era coisa meio pesada. Ele deu risadas e disse que Beá explicou que se comesse com laranjas não teria problemas. Acho que ele ficou por uns três anos aqui no Brasil e então voltou a França.
A Chantal, esse é o nome da minha comadre, teve mais um filho, o Benjamim. Depois disso eles já vieram ao Brasil para conhecer o carnaval de Corumbá e nós já fomos a França duas vezes. Na primeira eles foram até Porto Fino nos pegar e nos levaram a Vorep, onde moram, perto de Grenoble. É um lugar maravilhoso e a casa deles é uma construção de 1700, aquelas com paredes de pedra de 40 cm de largura. Eles me falaram que quando compraram estava em ruínas e reformaram tudo sozinhos, ele e a Chantal. Além de bom de cálculo o homem é pedreiro de mão cheia. Passamos dias inesquecíveis relembrando o passado. Da segunda vez, estávamos em Paris e eles foram nos encontrar lá e passamos dois dias juntos, onde revi o Jean Batiste, que já deu uma neta linda a eles e a Benedicte, minha afilhada, que está uma moça muito bonita. Só não vimos o Benjamim que esta morando na Inglaterra. Jantamos uma noite na casa do irmão da Chantal que já esteve no Brasil com a esposa há 30 anos atrás e foram com o Pion na fazenda Santa Anatalia de meu sogro, sem que pudéssemos acompanhá-los. Fizeram uma projeção de slides nos mostrando o passeio deles na fazenda e ficamos emocionados com o carinho que eles mostraram ao Brasil e para com a gente. Nunca imaginamos que tínhamos proporcionado momentos tão bons e inesquecíveis àquelas pessoas.
O Pion hoje continua trabalhando na mesma empresa e esta montando uma usina na Turquia. Ele já morou na China, na África e conhece esse mundão todo. Tem prometido que virá ao Brasil para irmos ao pantanal juntos e espero que ele seja homem de cumprir com a palavra. Não sei se ele acompanha esse meu blog, mas em caso positivo fica esse desafio semi público. Vamos ver Pion, promessa é divida e você nos fez essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário