quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ensinamentos

Aprendemos muito com nossos pais. Algumas lições acompanhadas de muito carinho, outras nem tanto. Nunca vou me esquecer uma vez em que estava discutindo com meu irmão na mesa e fui vendo o velho ficar contrariado. Não lembro exatamente do assunto mas das palavras que acabei dizendo. Falei "esculhambação" e veio a primeira bronca:

- Olha essa boca, guri. Não tá vendo sua mãe na mesa?

Devia ter uns 10 anos e fiquei sem entender o que tinha dito de errado mesmo repassando as últimas palavras. E continuamos a discussão… Foi quando falei que a menina que estava com o Zé era um "bagulho", e então papai me tirou da mesa e me colocou para acabar de comer sozinho. Depois ele veio conversar e eu reclamei que era injusto o que tinha feito, pois quem tinha esculhambado tudo entrando com aqule bagulho na festa era o Totonho e não eu. Ele que deveria comer em mesa separada. Aí ele me explicou que esculhambação vem de culhão, e bagulho vem de bago e que são palavras que só devem ser ditas em roda de homem e jamais na frente de uma mulher.

Um comentário:

  1. A mesma história se repete uns 30 anos depois...(e já fazem 20 que se passou) eu agora era o filho com 10 anos, e o narrador do Blog, o pai. O meu irmão, Daniel, me chamou de Babaca na mesa. O meu pai o repreendeu... segundo ele, se tratava de um palavrão.
    Até hj tenho minhas dúvidas quanto a gravidade desse vocábulo.
    Pai... seu Blog ta um espetáculo.
    Abraço.
    Guilherme.

    ResponderExcluir