quinta-feira, 15 de abril de 2010

Zé Alberto - Vermelha ou preta

Zé Alberto é o meu primo mais velho, filho do Tio Alcides que era o irmão galã de papai. Todos os sobrinhos queriam ser parecidos com ele mas não houve jeito. Nem o filho saiu. Mas o Zé, ou Zé Macaca para os íntimos, é um cara muito engraçado. Uma vez estávamos indo comprar gado de carro não sei em qual fazenda quando ele me perguntou:

- Tadeu, que terra você prefere, vermelha ou preta?

Resolvi responder com toda a técnica que conhecia, que não era muita, explicando que não existia terra boa simplesmente, que tinha que ser boa pra alguma coisa. Agricultura permanente, pastagens, etc. Terra mais fraca mas bem drenada para permitir a colheita, terra de pastagem de alto pisoteio para cria, pastagens para engorda e fui explicando. Comparei com mulher. Tem as loiras, as morenas, difícil definir qual a melhor só pela cor, e a coisa foi se alongando, quando ele ficando nervoso, falou:

- Porra meu! Você não pode falar simplesmente vermelha ou preta?

Com isso eu vi que ele não tinha prestado atenção em uma palavra se quer do que eu tinha dito. Para encurtar o papo respondi:

- Vermelha!

Passado uns meses, nós dois de novo na estrada, dessa vez indo ao leilão, quando ele olhando pela janela perguntou:

- Tadeu, que terra você prefere, vermelha ou preta?

Desta vez respondi de pronto:

- Vermelha.

Aí ele perguntou:

- Por que?

Aí eu respondi:

- Porque tenho boa memória e vai tomar no cú.

Depois disso ele entendeu toda a explicação, o que levou a viagem inteira.

Grande cara esse Zé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário