quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mattos

Outro dia eu encontrei com o Mattos de novo. Já falei dele aqui, da época de vovô. Ele começou a trabalhar na casa Marinho em 1940 e gosta de se lembrar daqueles tempos quando encontra comigo. Apesar de seus 80 e muitos anos tem uma memória fabulosa. Dessa última vez, começou me contando como foi a participação deles na introdução do fogão a gás em Corumbá, daquele modo engraçado dos antigamente:
-Todos os fogões eram a lenha e tinham aquela chaminé que ia pra cima do telhado. Os carroceiros entregavam as lascas já cortadas na medida certinha e o comércio desse produto era muito grande. Assim que saiu o fogão a gás, seu tio Alcides encomendou uns 200 para a fábrica e outro tanto de botijões. Passaram 30 dias e não venderam um sequer. O povo não entendia o porque daquilo, que ia queimar um combustível muito mais caro e ainda com o perigo de explodir tudo. Achavam a invenção mais besta do mundo. Quando viram que iam micar com aquilo tudo, o Alcides teve a idéia. Não se consegue vender uma coisa que não se conhece. Começou a instalar fogões nas casas dos melhores clientes, dando garantia que não explodiam, pois tinha um em casa há muito tempo (o que era mentira) e em 30 dias recolheriam de novo. Quem quisesse pagava o fogão com o botijão, quem não quisesse podia devolver e não pagava nada. Não teve nenhuma devolução sequer e 30 dias depois faltou gás na cidade e as reclamações foram ao contrário, que teriam que acender aquela porcaria de fogão a lenha. Em um ano 90% das residências tinham seu fogão a gás.
Quando ele me contou essa história e eu falei que desconhecia a mesma, ele completou:
- Você não sabe também da Exxom?
Nem esperou eu confirmar a negativa e já emendou:
- Quando eu entrei na firma, eles vendiam gasolina em lata, dessa Exxon que depois virou a Esso. Na realidade era em galão. Não tinha bomba de combustível. O cara chegava à loja e pedia tantos galões. Levava embora e ia abastecer o carro em casa. Era um tempo muito diferente desse nosso. Agora já me falaram que nem bomba vai precisar mais. Vão ligar o carro na tomada. Aqueles eram bons tempos e seu pessoal trabalhava muito e nunca vi portuguesada mais inteligente que aquela. Além de inteligente, eles tinham uma "inteligência".
Pela minha cara de "não entendi" ele completou:
-Tinha a Comissão Mista formada pelo Brasil e Bolívia para construir a estrada de ferro Corumbá - Santa Cruz. Os compradores tinham uma comissão, não porque faziam parte da "Comissão" Mista, mas para tirarem um por fora e a concorrência fez com que elas fossem aumentando. No final o lucro ficava com esses compradores, até que seu pai resolveu infiltrar um espião na empresa. Ele ganhava um salário dos Marinhos para passar os pedidos de compra antecipada. Aí seu pai ia e comprava tudo dos concorrentes. A mercadoria vinha toda de São Paulo e entre a passada do pedido por carta, ou a visita do viajante, e a chegada dela aqui era no mínimo dois meses. Na hora da concorrência só nós tínhamos os produtos e ganhávamos todas. Quando os concorrentes descobriram já tinha acabado a construção da estrada.
Ele contava isso e dava risadas. Agora o Mattos é dono de um restaurante. Fica na Avenida General Rondon quase esquina com a Frei Mariano e prometi que ia hoje lá. Dizem que a comida é muito boa, mas vou mesmo é para conversar com o velho Mattos. Ta certo que é um bom motivo para eu fugir de meu regime de calorias, que esta diminuindo a minha barriga e enchendo o meu saco. Vai ser um jantar nostálgico, mas tenho certeza que agradável e com histórias para originar outro Post. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário