quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Terceira medida extrema

Rafael tinha dois anos e Guilherme estava para casar. Fui com Bea comprar uns vinhos no pão de açúcar, para a festa de casamento, no carro de Laura. Eu e ela na frente, Rafael e Meire, a melhor babá do mundo, no banco de trás. Estávamos parados no trânsito quando alguém bateu muito duro, com um ferro, na minha janela. Levei aquele baita susto e vi que era um assalto. O vidro estava um dedinho aberto e o ladrão enfiou o seu ali. Foi quando entendi o termo de "está um dedinho aberto". Como vi que ele estava armado, fui abrir o vidro para passar o dinheiro ao puto. Como o carro não era meu e tinha os comandos trocados. Ao invés de abrir, eu fechei e prendi o dedo do filho da puta na janela. Se o farol abrisse naquela hora, poderia até pensar em arrancar e deixá-lo sem dedo, mas não tive essa sorte. Quando vi que ele ficou nervoso, troquei o comando e abri a janela. Ele me pediu primeiro o relógio e quando passei a ele, pediu o dinheiro. Levei a mão no bolso lentamente, como é recomendado nas propagandas do governo, e quando ele viu que era muita grana, devia ser algo em torno de uns mil reais, me devolveu o relógio e ainda agradeceu, dizendo que sou um cara de sorte de ele estar calmo e perceber que o lance do vidro foi involuntário. Passei um mês sonhando em matar todos os ladrões e bandidos das maneiras mais diferentes possíveis. Tiro de 12 no peito para o ver ser lançado 3 metros para trás era a minha preferida.
Tentei tirar porte de arma e não consegui.
Pago todos os meus impostos e ao invés de segurança, a única coisa que recebo do governo é o conselho de passar tudo que o ladrão quiser, bem devagar, e nem pensar em reagir. Sequer consigo o direito de portar uma arma para poder fazer a minha própria segurança. Será que o governo não percebeu que ladrão não paga imposto do que rouba, ou os bestas somos nós que nem deduzimos do nosso a parte roubada. Hoje o assaltado já nem faz mais queixa a policia. Não adianta de nada, é só mais um BO para encher as gavetas. Não conheço ninguém que foi assaltado na rua, deu queixa e teve seus pertences recuperados. Não consigo entender como estamos ficando covardes e sendo ensinados, através da mídia paga pelo governo, que sendo assaltados devemos entregar tudo sem reagir.
Dizem que arma é um perigo. Eu também acho, principalmente se eu estiver do lado do cano e um bandido drogado do lado do cabo. Como o governo não consegue ter um efetivo policial decente para defender seus cidadãos, devia armá-los e de preferência, melhor do que os bandidos. Voltaríamos à época dos faroestes. Porte de arma seria que nem carteira de motorista. Fez um curso mequetrefe tira porte para uma 22, seria a carteira A, que só te permite dirigir carros. Faculdade em porte de arma dá o direito a um 38, seria o equivalente a tipo B. Mestrado a um 44 magnum. Doutoramento daria o direito a uma AR15, que seria os motoristas de carreta. Poderia morrer muita gente inocente, mas não menos do que agora. Ladrão ia pensar duas vezes antes de te abordar e pedir para você passar tudo a ele. Além de correr o risco de assaltar um "mestre", poderia ter um "doutor" por perto. Dizer que população armada é um perigo é balela. Um carro é uma arma muito maior que qualquer revólver. Se quando a indústria automobilística começou e no primeiro acidente com morte aparecesse um "gênio" para proibir o uso de carros por particulares e os enquadrasse como armas, só teríamos transportes coletivos hoje em dia. Riscos corremos todas as horas, quando você vai para uma cirurgia, quando entra em um avião ou mesmo taxi, mas confiamos que a carteira que autoriza médico, piloto e motorista a fazer a sua função é verdadeira. São pessoas treinadas e habilitadas. Será que usar um revólver é mais difícil que um bisturi, ou um automóvel? Eu sou engenheiro e tenho mestrado em calculo estrutural. Isso me permite construir prédios de vários andares, pontes para passar milhares de veículos por dia, barragens para represar milhões de metros cúbicos de água, e se for incompetente em uma dessas funções, posso matar um monte de gente, inundar cidades e até destruir países. Fui eu que calculei os servo-motores que sustentam as comportas da tomada d'água de Itaipu. Deveria poder portar um 44 magnum após fazer os cursos adequados, treinar em usar de maneira e na hora certa, como todo sujeito habilitado. De tempo em tempo teria que renovar sua carteira e fazer um treinamento com simulador e tudo mais. Pode parecer loucura, mas não maior que pensar que o governo faz propaganda gratuita para o bandido, mandando você entregar tudo sem reagir. No nosso pantanal, todos andam armados e tenho certeza que o índice de acidentes com armar de fogo não é diferente de qualquer outro lugar. Usam, sabem usar e a respeitar quem esta usando. Na minha cidade tem dois a três assaltos por dia, enquanto assalto em fazenda é a coisa mais difícil de se ouvir falar. O bicho sabe que será recebido a bala e perseguido até ser pego. A solução está aí, mas o governo achou de entrar numa campanha de desarmamento. Acho que o sindicato dos assaltantes que entraram com uma representação solicitando isso e foram atendidos.
Gostaria de saber das estatísticas, se depois disso o crime, ou mesmo os raros acidentes, amplamente noticiados, com armas de fogo diminuíram. Aposto que não, muito pelo contrário. Agora assaltam em arrastão. Entram 3 putos em um restaurante, fecham as portas e fazem um assalto coletivo, carregado tudo de todos. Enquanto não aprovam alguma medida extrema continuaremos a ser roubados. E a ficar com o rabo entre as pernas, mas isso já aprendemos bem. Viva o faroeste.

4 comentários:

  1. Você gosta mesmo de escrever heim!!
    Bom pelo menos já estou entendendo a falta de comentários, ninguém aguenta ler até o fim. :-(

    Torço para que você consiga um porte de arma, e que num eventual assalto o meliante não utilize sua arma legalizada e com porte para te matar e depois assaltar mais pessoas por ai!
    Já que você é engenheiro e se considera capacitado, leia as estatísticas e verá que quem reage geralmente é morto e muitas vezes pela própria arma, se para você sua vida vale menos que seus bens, vá com Deus e depois me conte como é por lá.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, sou amigo de seus filhos Laura e Beto e tive a sorte de presenciar 6 delitos graves, incluindo policial assaltando policial, desde que cheguei ao Brasil em 26 de junho deste ano! Seu argumento é muito interessante, uma vez conversei com um sujeito brilhante nos EUA. Ele era liberitário, ou seja, um estremista a favor de liberdades individuais. Quando chegamos no assunto porte de arma ele me deu um argumento que acabou com minhas dúvidas sobre em que lado estar nessa discussão: será que se os alemães andassem armandos teríamos o Holocausto? Todo cidadão deveria ter o direito de se defender, e ponto!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Tadeu,
    Concordo plenamente com tudo que disse. Por experiência própria, o estatuto do desarmamento só serve para punir indivíduos de bem que saem armados e dão "azar" ao serem parados em alguma barreira policial ou para punir povo de roça que tem uma espingarda velha para defender o chiqueiro.
    Particularmente, nunca processei um só bandido por porte ilegal de arma de fogo e isso tem explicação em uma teratológica construção pretoriana: se o sujeito entra em sua casa, rouba seus pertences e te mata com seja la que arma for (permitida, proibida, raspada, registrada, nao registrada) o porte ilegal de arma é "absorvido" (princípio da consunção) pelo crime-fim, ou seja, o latrocínio. O cara não responde pelo porte ilegal da 9mm raspada, que lhe daria mais uns 3 anos de cadeia, no mínimo. A lei é dirigida e pune o cidadão de bem. Por outro lado, nada se faz para coibir o tráfico internacional de armas pelas fronteiras do país, a maior fonte de entrada de armas para o crime (a pena mínima para quem trafica armas é 1 ano maior do que a pena para quem porta um .44 MAG no porta luvas de seu carro, ou seja, 4 anos contra 3). Em resumo, pagamos duplamente: somos punidos por possuir/portar armas e ainda assistimos incrédulos à bandidagem andando de .40 nas ruas do Itaim. Isso. Outro dia o bandido assaltou um casal na Faria Lima com uma Taurus .40. Eu estava na lavratura de um flagrante de um roubo em que fui vítima e presenciei a chegada do casal. Sabe o que vai acontecer com o bandido? Responderá apenas pelo roubo com emprego de arma (responderia por esse crime mesmo se o assalto fosse executado com um canivete) e o crime de porte de arma ilegal será consumido pelo crime principal. O Brasil é o país do faz de conta.

    ResponderExcluir