segunda-feira, 11 de julho de 2011

As Reuniões

Contando sobre o Pórtico de Bom Retiro, na história "O Perito", fui lembrando de um monte de reuniões técnicas que tive na época da Mecânica Pesada, algumas interessantes e outras muito engraçadas. 
Como a história do Pórtico é meio pesada, resolvi fazer uma pausa antes de começar a parte dois.


Eu estava fazendo um curso de memorização e a técnica era de associação. Se você tinha que lembrar de um monte de palavras, o melhor jeito era fazer uma frase com essas palavras. Em reuniões, onde você era apresentado a um lote de gente ao mesmo tempo e tinha que chamar todos pelo nome, era chique você fazer isso sem tomar nota num papel. Eu me aperfeiçoei nisso e a técnica funcionou muito bem, com algumas exceções, como quando chamei um tal de "Casa Grande" de "Castelo". Mas o pior foi numa reunião de Itaipu e a empresa de engenharia tinha uma engenheira que se chamava Belina. Como ela era feia e gorda, não podia associá-la a nada belo e mentalizei uma perua da Ford, que era o modelo van do corcel e tinha esse nome. Lá pelas tantas eu chamei a mulher de engenheira Caravana, que também era uma perua mas da Chevrolet e bem maior. O pessoal que conhecia as regras de associação não conseguiu ficar sem dar risadas.

De uma outra feita, estava em uma reunião com o Casa Grande, é, o mesmo que na primeira chamei de Castelo, ele era o chefe de engenharia da maior concorrente da Mecânica Pesada, uma multinacional portuguesa. Era uma reunião difícil pois fazíamos parte do mesmo consórcio e tínhamos que dividir os equipamentos de uma hidroelétrica. Ele tinha sua lista e eu a minha e não entrávamos em acordo. Lá pelas tantas eu disse a ele:

- Façamos o seguinte, jogamos as nossas listas fora e faremos outras duas em conjunto. Sorteamos o nome e quem ganhar escolhe a lista primeiro.
Ele não entendia e queria usar as nossas duas listas mesmo, e não percebia que tinha um monte de equipamentos que se repetia. Como a coisa estava ficando muito pesada e chegou o café, eu disse:


- Para relaxar, vou contar uma piada muito engraçada que escutei hoje.


Ele, para fazer graça, e como era verdade, me falou com todo o seu sotaque:


- Olha o que vais fazer pois sou português.


Na hora eu não agüentei e emendei outra, falando:


- Não te preocupes, que eu te conto duas vezes. 


Quase deu merda, mas no fim ele concordou que fazendo as listas sem saber quem seria sorteado, seríamos mais imparciais e no fim poderíamos trocar um ou outro equipamento que o parceiro pudesse fazer por um preço menor.


Mas a reunião mais importante para mim, pela época, eu era muito novo e pelo que envolvia, responsabilidade técnica, foi a de Bom Retiro. Essa não foi nada fácil e já estou registrando ela aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário