quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rafael

Meu primeiro neto, o Rafael filho da Laura, nasceu antes que eu completasse 50 anos. Para quem esteve um dia arriscado a não ter filhos, a vinda do primeiro neto foi muito emocionante. Curtição total e adorava vir a São Paulo vê-lo crescer. Nossos laços se estreitaram mais ainda quando fiz uma hérnia de disco e meu médico me mandou ficar deitado 24 horas por dia por uma semana inteira. Ele com 6 meses ficava comigo as 24 horas. Despenquei de Corumbá para São Paulo em todos os seus aniversários. Já fez 10 anos e ainda não perdi nenhum.

Ele já passou por várias fases. Teve a dos carrinhos, ele era fanático por essas miniaturas, e tinha mais de 100, de todos os tipos. Ficávamos horas brincando e estacionando todos eles. Quando nasceu seu irmão Thiago, ele não sabia ainda brincar com a gente e ficava querendo colocar todos os carros na boca. O Rafael com ciúmes não deixava ele mexer em nenhum. Uma das vezes, como ele não parava de chorar, eu fui convencer o Rafa de dar um carrinho a ele, pois era seu irmãozinho e com o tempo ele ia aprender a brincar. Ele olhou bem para mim e fiz aquela cara de "coitadinho do Thiago", aí ele olhou para aqueles 100 carrinhos, pegou um amarelo de plástico de porta quebrada, acho que um fiat uno, o mais velho e estropiado de todos e o entregou dizendo:
-Tá bom, tá bom, baba neste, vai.

Teve a fase dos filmes infantis. O Mágico de Oz, quero ser castigado se estiver mentindo, vi pelo menos dez vezes. Sabia as falas de cor e salteado, literalmente. O que eu mais gostava era do homem de lata. Chegava em São Paulo, ele com dois anos, já me pegava pelas mãos e íamos ver filmes, ou melhor o filme.

Teve a fase dos super heróis. Via filme de todos e ao completar 3 anos teve como tema de sua festa o palácio da justiça. Tinha todos os super heróis na mesa de seu aniversário, que foi comemorado em um desses bufet infantil. Tinha essas pessoas que se especializam em animar festas colocando as mais diversas fantasias, e a Laura estava com dificuldades para fazer ele definir quais super heróis ele iria "convidar". Por fim optou pelo batman, super homem e homem aranha. Na hora da festa, ele não saía do meu colo por nada nesse mundo. Eu insistindo para que brincasse com os amiguinhos e nada. Quando chegaram os super heróis, ao invés dele melhorar, aí sim, ele jurou que nada no mundo faria ele descer dali. Resolvi chamar o homem aranha para brincar com ele, quando descobri o que estava acontecendo. Ele começou a querer chorar de medo e eu lembro do nosso diálogo:
- Rafael, ele é do bem e seu amigo. Veio para seu aniversario.
- Eu sei vovô!
- Então, ele vai ficar chateado se você não for no colo dele.
- Tenho medo do Duende Verde!
- Mas sua mãe não convidou o duende, cara!
- Mas o problema é que onde está o homem aranha sempre aparece o Duende Verde, e esse não precisa ser convidado, ele é do mal.
Para minha alegria, a lógica já se manifestava desde cedo no gurizinho.

Agora ele está com 10 anos e começou a fase de galinho. Não pode ver uma menina bonita sem ficar fazendo pose e como ele é bem bonitão, chama a atenção de todas. Outro dia estávamos no computador quando entrei, sem querer, num site pesado e apareceu uma mulher com os seios de fora. Mudei muito rápido de página, mas não o suficiente para ele não ver e na hora falou:
- Volta, volta vovô. Deixa eu ver aqueles melões.

Fiquei meio sem saber o que fazer pois ele me considera seu amigo antes de avô e eu não poderia chamar a atenção dele por uma coisa espontânea e da qual eu tive culpa.
Dei uma disfarçada dizendo que depois íamos ver aqueles melões e torci para ele não lembrar mais dos mesmos. Só posso dizer que vi, na hora, que o menino tinha bom gosto e sabia diferenciar melão de laranja e melancia.

Ontem fomos a uma apresentação de música de sua escola. Ele toca guitarra e o Thiago bateria. Pode ser corujisse, mas são os melhores guitarrista e baterista da escola. No meio da apresentação ele se jogou de joelho e continuou teclando e eu estava vendo esses caras de banda profissional tocando. Ele é muito bom mesmo. Fiz uma pesquisa com umas 10 pessoas e Beá concordou comigo que eles são os melhores. Laura que se cuide, pois esse não vai ser fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário