quinta-feira, 10 de março de 2011

Paraty

Paraty é uma cidade paradoxal. Tem motivos suficientes para você detestá-la e outros para ficar completamente apaixonado. Estive lá pela primeira vez a mais de 35 anos atrás. Fui com Bea, papai e Mamãe para conhecer. Para turismo é a coisa mais linda. Cidade antiga, com ruas de pedras e casas coladas umas nas outras sem muros de divisa e nem recuo para rua.

Minha filha Laura comprou uma para passar os fins de semanas. Todos os anos, logo após as festas de natal e ano novo, passamos alguns dias com ela lá. Fica na parte histórica da cidade que é tombada e você não pode mexer em nada. Qualquer reforma tem que ser aprovada pelo Iphan e não se pode descaracterizar nada. A casa tem uns 5 metros de largura por uns 30 de comprimento e vai de uma rua a outra. No passado deviam ser duas casas, pois é sobrado e tem duas escadas. Muito charmosa e agradável. Meu quarto de hóspede tem uma porta que dá para a rua, assim como a janela do banheiro. É muito interessante você fazer o número 2 lá, pois participa das conversas dos turistas que passam pela rua e às vezes eles escutam o barulho produzido por você. Interessante a sensação de estar fazendo coco em público. A cidade é completamente diferente de tudo que já vi aqui no Brasil. O pessoal fica de portas abertas e não existe roubo. Assuntando sobre o motivo, escutei várias explicações e a mais lógica foi a de Beá:
- O cara vai roubar como? Não pode entrar carro, tem que carregar o produto nas costas, e se tiver que correr por essas ruas de pedras vai tropicar rapidinho.

Já aconteceu de eu estar na sala vendo televisão e entrar turistas para visitar a casa. Quando me viram e perceberam se tratar de residência particular, pediram desculpas em inglês, e soltei meu "well come" e eles saíram felizes da casa. Realmente é um lugar fora de série e apaixonante. Agora, tem coisas para aborrecer o sujeito também. As ruas de pedras são coisas lindas de se ver e horríveis de se andar. Quando a maré sobe, a água entra pelas ruas e como não existe rede de esgoto lá, só fossas sépticas, as mesmas transbordam e fica aquele cheiro de esgoto a céu aberto em toda a cidade. Na primeira vez você estranha uma barbaridade, mas com o tempo se acostuma e aquilo passa a fazer parte de sua vida. É como quando você vai ao banheiro fazer o número 2. Você de preocupa com a quantidade, consistência, velocidade de escoamento para não fazer onda, mas nunca com o cheiro, por pior que possa ser. Assim é Paraty depois que você se acostuma, é como cheirar o próprio pum. Sendo seu, não te incomoda.

As praias são inúmeras, mas tem que ter um barco. Uma natureza exuberante e praticamente inexplorada, cheia de matas virgens.Cada prainha tem um restaurante de sapé tocado por um caiçara e vale pela diferença. Você come uma lula muito gostosa enquanto os micuins ou borrachudos comem você. É o equilíbrio ecológico funcionando. Mas apesar de ficar uns dias coçando e meio inchado nos lugares picados, você também acaba se acostumando. As outras coisas agradáveis são particulares do casal Laura e Zé, que são seus vizinhos. A Juliana com o Kiko foram os responsáveis por levá-los para lá. Difícil casal mais simpático, além do que ele prepara uma caipirinha de vodka e lichia que é do outro mundo. Todas as vezes que os visitamos saímos completamente tontos de lá. Tudo isso junto torna aquele local um dos mais aprazíveis que conhecemos. Apesar do cheiro de cocô.

Um comentário: